Cirurgia Plástica

-
Dra. Luna Lessa
Cirurgia Plástica
A Cirurgia Plástica é uma especialidade da medicina com ampla área de atuação. Sua função é promover tratamento de patologias, de traumas e melhorar aspectos estéticos dos pacientes por meio de diversas técnicas e procedimentos que podem ser usados em variadas áreas do corpo. Uma cirurgia plástica pode ser útil, por exemplo, para corrigir deformidades congênitas e para tratar traumas como as queimaduras. Também é utilizada para o tratamento de doenças como tipos diversos de câncer, entre eles os de pele e os de mama. Outra área de atuação importante da Cirurgia Plástica é a estética, que ajuda a melhorar a autoestima e a qualidade de vida de muitos pacientes.
Quando realizar uma cirurgia plástica?
Submeter-se a uma cirurgia plástica envolve muitas escolhas. O ponto de partida mais importante é a percepção pelo paciente do seu problema. Isso é crucial. É preciso que se tenha alguma queixa objetiva, saber o que realmente o incomoda, o que gostaria de melhorar no seu corpo e, a partir disso, procurar algum profissional que o possa ajudar.
Antes de se decidir por uma cirurgia plástica, é fundamental que se tenha em mente que a decisão é pessoal. O desejo de realizar a cirurgia tem que partir do próprio paciente. Durante a consulta, em conjunto com o médico é possível decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis.
As cirurgias plásticas estéticas mais realizadas
- Rinoplastia: é uma das cirurgias plásticas estéticas mais comum. Ao submeter-se ao procedimento, é possível melhorar a aparência e as proporções entre as diferentes partes do nariz. Consegue-se alterar o seu tamanho e formato, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia também é indicada para corrigir problemas respiratórios causados por anormalidades estruturais e funcionais do nariz.
- Otoplastia (orelha de abano) : A cirurgia da orelha, também conhecida como otoplastia, tem como finalidade a correção das alterações do formato e da posição da orelha, deixando-a com aparência mais natural e harmoniosa.
Esse problema é por muitas vezes, motivo de inúmeros constrangimentos na infância, adolescência e na vida adulta. Por conta do desenvolvimento da orelha, a cirurgia só pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade.
- Mamoplastia de aumento (prótese de silicone): Uma das mais comum e desejadas pelas mulheres, a mamoplastia é uma cirurgia plástica que pode ser realizada a partir do término do desenvolvimento mamário, por volta do fim da adolescência. Com o uso de implantes de silicone aumenta-se o volume das mamas. É indicada para pacientes com mamas pequenas ou para restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez.
- Mastopexia com prótese: De forma bem simplificada, a mastopexia pode ser entendida como o levantamento das mamas. É comumente referida como cirurgia de lifting das mamas.
A mastopexia reposiciona a aréola e o tecido mamário pendente, removendo o excesso de pele e modelando o tecido para compor o novo contorno da mama. Fatores como genética, envelhecimento, gravidez e amamentação são os principais responsáveis pela queda das mamas.
Durante o procedimento pode haver a necessidade do uso de implantes de silicone nos casos de queda das mamas associada a pouco volume mamário.
-Mamoplastia redutora: O bem-estar para as mulheres não ocorre somente com o aumento do tamanho das mamas mas também pela sua diminuição. A mamoplastia redutora promove a redução do volume mamário removendo o excesso de gordura, de tecido glandular e de pele para se chegar a um tamanho proporcional com o corpo, aliviando o desconforto associado com volumes muito grandes.
Este procedimento cirúrgico pode também minimizar a assimetria entre as mamas, muito comuns. Como resultado, a paciente ganha mamas mais firmes e uma qualidade de vida melhor.
- Abdominoplastia: Muitas vezes, a flacidez da pele abdominal é um problema que incomoda várias pessoas. A abdominoplastia é um procedimento que remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um contorno mais bonito.
No caso das mulheres, as gestações múltiplas e a própria genética podem contribuir não só para a frouxidão de pele como também para o depósito de gorduras e estrias na região abdominal, abaixo do umbigo.
Uma nota importante para quem deseja submeter-se a uma abdominoplastia é que este procedimento é altamente personalizado. O paciente deve fazê-lo para atender a uma satisfação pessoal, não para atender aos desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
-Lipoaspiração: A cirurgia de lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, retirando o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos e as proporções do corpo.
Procurado majoritariamente por mulheres, é um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica e pode ser realizada em várias partes do corpo como abdome, flancos, dorso, culotes, braços, coxas, joelhos, papada, dentre outras.
A gordura lipoaspirada pode ser colocada de volta em alguma regiões como glúteos e mamas. Este procedimento é chamado Lipoenxertia. À associação de lipoaspiração e lipoenxertia dá-se o nome de Lipoescultura.
É possível que a cirurgia seja realizada isoladamente ou associada a outros procedimentos. Por fim, vale ressaltar que a lipoaspiração é um tratamento pouco eficaz para celulite e não está indicada como tratamento para obesidade.
- Correção de ginecomastia: Mais conhecida como cirurgia de redução de mamas masculina, a cirurgia de ginecomastia vem se tornando cada vez mais comum entre os homens. Normalmente, a cirurgia é feita após grande perda de peso, porém, também é realizada em pacientes que apresentam um aumento espontâneo do tecido mamário independente da perda de peso.