Fonoaudiologia

-
Dr. Gideone Junior
Fonoaudiologia
A fonoaudiologia é a área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia.
Atua na reabilitação da comunicação de crianças e adultos, que pode estar alterada por diferentes motivos como autismo, síndromes, alterações neurológicas, deficiência auditiva, ou mesmo um atraso de linguagem sem nenhum outro fator associado. A terapia fonoaudiológica visa principalmente facilitar ou aprimorar a comunicação dos pequenos. Atua também em ensino, pesquisa e consultoria.
De que tipo de casos trata o fonoaudiólogo?
-
Audiologia: Na recuperação de diversos distúrbios auditivos, proporcionando desde terapias até à adaptação de aparelhos auditivos, para aqueles que perderam parcialmente a audição.
-
Linguagem: Aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita, visando identificar e trabalhar possíveis distúrbios no processo de desenvolvimento da comunicação na esfera citada desde a infância à vida adulta.
-
Motricidade: Habilitação e reabilitação de funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, visando melhores condições de vida e de comunicação do paciente.
-
Voz: Reabilitação de problemas vocais, bem como com o aperfeiçoamento estético da comunicação e expressividade da voz, o canto, por exemplo. Também em prevenção de patologias vocais.
-
Disfagia: Avaliação e no diagnóstico de distúrbios da deglutição, com intuito de intervir (habilitar e/ou reabilitar) para prover melhoria na qualidade de vida do paciente.
-
Educacional: Promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.
-
Gerontologia: Promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à fala, audição, ao equilíbrio, à deglutição, motricidade orofacial e voz nessa população.
-
Neurofuncional: Avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológicos de pessoas com alterações neurofuncionais provenientes de sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico.
-
Neuropsicologia: Prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.
-
Fluência: Identificação de tipologias das disfluências típicas e atípicas para o diagnóstico e intervenção em transtornos da fluência, poderão tratar, por exemplo, pessoas com gagueira.