Nutrologia

-
Dr. Weidson Lira
-
Dr. Sílvio Rêgo Junior
Nutrologia
A Nutrologia é uma especialidade que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças associadas ao comportamento alimentar — que inclui carências vitamínicas, síndromes metabólicas, patologias gastrintestinais e alterações clínicas associadas à nutrição inadequada. Um profissional desta área pode atender a diferentes necessidades do paciente, promovendo saúde e até mesmo potencializando a performance de atletas profissionais.
A atuação do nutrólogo é frequentemente confundida com a de um nutricionista, uma vez que ambas as áreas estão relacionadas à alimentação dos pacientes. Cada um desses profissionais, entretanto, possui uma formação bem específica e suas áreas de atuação possuem um enfoque bastante diferente. Enquanto o nutrólogo é um médico com especialização da área de Nutrologia, o nutricionista é um profissional formado em Nutrição.
Na prática, o nutricionista tem conhecimento aprofundado sobre os alimentos e está apto a identificar deficiências e excessos na ingestão alimentar, elaborando cardápios especiais para cada necessidade metabólica e nutricional. O profissional da Nutrologia, por sua vez, está apto a diagnosticar e tratar doenças nutricionais, recorrendo à solicitação de exames e prescrição de medicamentos quando necessário.
Algumas das principais atribuições do nutrólogo englobam:
-
Identificar e tratar desequilíbrios nutricionais;
-
Orientar os pacientes a respeito da alimentação mais adequada para manutenção da saúde e correção do peso corporal;
-
Auxiliar indivíduos na recuperação de estados deficitários;
-
Recomendar mudanças dietéticas que podem contribuir para a prevenção e o tratamento de doenças;
-
Apontar substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos, permitindo que o paciente tenha autonomia para fazer suas escolhas alimentares e ter uma vida mais saudável;
-
Acompanhar o estado nutricional de seus pacientes;
-
Indicar hábitos alimentares mais adequados para pacientes com necessidades dietéticas especiais — tais como atletas, idosos, crianças e pacientes com enfermidades metabólicas;
-
Quando necessário, receitar medicações para ajustar carências no organismo;
-
Acompanhar a nutrição enteral e parenteral de pacientes internados.
-
Indicar suplementação alimentar;