Fisioterapia e Ventosaterapia

-
Dra. Aparecida Vasconcelos
O que é Ventosaterapia?

A ventosaterapia é um tratamento no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.
Indicações
O tratamento com ventosas é indicado para várias patologias, em especial, para o alívio de dores. No alívio de dores, podemos utilizá-lo em traumas como entorses, distensão muscular, contraturas ou simplesmente para aliviar a fadiga muscular
Benefícios
- Aumento da circulação sanguínea local;
- Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;
- Fortalece os vasos sanguíneos;
- Aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações.
Fisioterapia
A fisioterapia cuida da recuperação de nossos movimentos através de massagens e exercícios físicos, atuando também na prevenção de doenças ocupacionais e lesões.
O fisioterapeuta inicia um atendimento realizando um diagnóstico fisioterapêutico do paciente. Ele analisa e interpreta exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar alguma possível lesão. Observa também os movimentos do paciente, se tem dificuldade motora ou sente dor.
A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado.
De que tipo de casos trata o fisioterapeuta?
O tipo varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada, podendo ser:
-
Aplicação de massagens
-
Exercícios físicos
-
Tratamento a base de frio e calor
-
Exercícios na água
A primeira parte do tratamento é realizada na presença do fisioterapeuta, que acompanha cada movimento e orienta o paciente no exercício, identificando o progresso no restabelecimento dos movimentos.
Uma fase posterior do tratamento também pode consistir em exercícios que o paciente fará sozinho, em sua casa. Neste caso, o fisioterapeuta ensina os movimentos que deverão ser feitos e orienta sobre a frequência e força que deve ser aplicada em cada um deles.
O fisioterapeuta reavalia o paciente regularmente para identificar a melhora em seu quadro geral de saúde e ajustar o tratamento. Em geral, ele mantém uma ficha de avaliação corporal, onde anota alguns dados pessoais, hábitos, possíveis queixas de dor e histórico familiar de doenças.